-
Arquitetos: ES Arquitetura
- Área: 745 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Everson Martins | arq.em.foto
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Alumitriz , Anjo Tintas, Artisan, Cerâmica Porto Belo, Durasa Design, Ekomposit do Brasil, Engenharia Castanhel, Moradaeco, Ornamentto Pedras e Superficies, Ouse Iluminaçao, Pierini Móveis
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com um terreno à beira mar, o desafio era privilegiar a vista de toda a casa, usando uma construção rápida com base de concreto e estrutura metálica, o ambiente aberto integrando o interior com o exterior de maneira a perceber o terreno como um espaço único.
O programa de necessidades contava com uma academia e um escritório separado do volume principal e o plano diretor exigia uma porcentagem pequena de uso, os clientes queriam algo mais reto linear, porém com ousadia em relação ao entorno, a concepção se baseou em liberdade visual desde a entrada da casa, abrindo o portão de acesso, a entrada de serviço e até os portões da garagem, qualquer acesso da casa permite que o olhar atravesse o terreno e privilegie a vista para o mar. A forma foi pensada como uma embarcação na beira do mar, o telhado reflete esta ideia e a forma linear reforça o pequeno movimento em direção à praia.
Para proporcionar liberdade visual a casa se baseia em um andar térreo em total conexão com o pátio, com todas as esquadrias abertas, é como se o cliente estivesse em uma varanda. Mesmo da cozinha ou da sala de estar, as esquadrias são todas de piso a teto para proporcionar esta sensação, a ventilação e a iluminação natural são consequências destas estratégias, a vegetação usada reforça ainda mais este conceito de que a casa abraça e integra o pátio e da mesma maneira a sensação de que o pátio cumpre a mesma função de abraçar a casa.
Os fluxos são a principal característica da planta baixa, assim como a liberdade visual todos os acessos são facilitados e ligados, a flexibilidade e a liberdade de circulação proporciona essa fluidez mesmo entre os andares.